O governo federal anunciou ontem a criação de quatro universidades federais, 47 campus universitários e 208 unidades de institutos federais de educação, ciência e tecnologia até 2014. Esse último pacote vai beneficiar Marília, já que a cidade está incluída em uma lista de oito municípios do estado de São Paulo que receberão os investimentos. Além de Marília, benefícios serão estendidos a Bauru, Itaquaquecetuba, Itapecerica da Serra, Francisco Morato, Itapeva, Carapicuíba e zona noroeste da Capital.
Entramos em contato com a assessoria de imprensa do Ministério da Educação para saber do projeto para a cidade, entretanto foi informado que detalhes como a quantidade de vagas oferecidas e cursos que serão ministrados ainda estão sendo definidos.
O anúncio foi feito em evento que contou com a presença da presidente Dilma Rousseff e do ministro da Educação Fernando Haddad. Na ocasião eles ratificaram o compromisso de estender a rede de ensino técnico desde o governo anterior, do ex-presidente Lula.
Conforme o governo, as novas universidades federais serão instaladas no Pará, na Bahia e no Ceará. Até o fim de 2012, deve ser concluída a implantação de 20 campus, distribuídos entre 12 universidades federais localizadas nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste. Essa ação atenderá 20 municípios de oito estados.
Prefeitos dos municípios contemplados pelos institutos de educação profissionalizante já começaram a assinar o compromisso com o governo de oferecer terrenos para a instalação das unidades. A concretização das novas escolas deve acontecer em até 2014.
Fonte: Rede Bom Dia