Estação Carapicuíba

A Estação Carapicuíba é uma estação ferroviária, pertencente à Linha 8–Diamante da CPTM, localizada no centro do município de Carapicuíba.

Estação Carapicuíba

Estação Carapicuíba História

A estação de Carapicuíba foi criada pela EFS em 1921 como posto telegráfico do Km 23. Em 1923, a estação tem seu nome modificado para Carapicuíba, embora a Aldeia de Carapicuíba ficasse a 10 quilômetros de distância da estação. A estação recém inaugurada recebe um prédio em 1926, sendo que seu nome foi modificado para Sylviania (devido à Vila Sylvânia que ficava ao redor da estação).

Em 1964, Carapicuíba é desmembrada de Barueri, se tornando município. A EFS foi estatizada pela FEPASA em 1971, que inicia um programa de modernização que inclui a reconstrução da estação de Carapicuíba que foi reinaugurada em 25 de janeiro de 1979. A CPTM administra a estação desde 1996.

Estação Carapicuíba Segunda Modernização

A Estação Carapicuíba foi reinaugurada em 24 de março de 2011, atrasada em relação ao prazo, que terminou em dezembro de 2010, com a presença do então governador do Estado Geraldo Alckimin (PSDB) e do secretario dos transportes metropolitanos Jurandir Fernandes (PSDB).

Na ocasião, também foram entregues cinco novos trens para a frota da CPTM, equipados com ar-condicionado, câmeras de vigilância, sistema de informação audiovisual (monitores de vídeo e displays) e itens de acessibilidade. Os TUE CAF-Série 7000, produzidos pela basca CAF com sede em Hortolândia – SP.

Para dar à Estação Carapicuíba o mesmo padrão das estações recém-inauguradas pela CPTM, o local passou por uma profunda reforma e readequação de suas instalações, sendo aproveitada apenas a estrutura.





O mezanino, por onde é realizada a transposição entre plataformas e acesso aos bloqueios e bilheterias, foi refeito e ampliado. As antigas estruturas de concreto pré-moldado foram recuperadas, além da aplicação de tintas. No corredor do mezanino, foram instalados vedação lateral com vidros, caixilhos de alumínio e venezianas na parte superior, que proporcionam maior iluminação natural, proteção da chuva e ventilação.

Para facilitar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida, foram instalados três elevadores – dois para acesso às plataformas e um para quem vem da área das bilheterias. Outros equipamentos de acessibilidade estão presentes na estação, como piso e rotas táteis, comunicação em Braille e adequação de corrimãos. Além dos banheiros públicos, também foram construídos sanitários exclusivos para usuários com mobilidade reduzida.

A Estação Carapicuíba também ganhou quatro escadas rolantes para agilizar o fluxo dos usuários. As áreas das coberturas das escadas rolantes e fixas das plataformas receberam proteção lateral com chapas de aço galvanizado perfuradas na cor vermelha, que também destacam a arquitetura da estação.

Uma nova bilheteria, com vidros blindados, foi construída do lado oposto às antigas instalações, lado esquerdo para quem entra na estação. Seis displays digitais (Painel de Destino dos Trens – PDT) que informam o horário e os destinos dos trens foram instalados nas plataformas. Todo o piso foi substituído por porcelanato para alto tráfego, de cor cinza claro.

Horário de Funcionamento Estação em Carapicuíba

  • Diariamente das 04h às 00h

Onde fica, Endereço e Telefone Estação em Carapicuíba

  • Rua Diógenes Ribeiro de Lima, 17, Centro – Carapicuíba – SP
  • Telefone: (11) 4181-5794

Mapa de localização





Deixe seu comentário